Coisas que aprendi com o meu 1º emprego!

Depois de 4 anos na mesma empresa, fui desligada no começo desse ano. E amanhã, depois de 3 meses desempregada, começo em meu novo trabalho. Confesso que o novo sempre me da medo, e tenho mais medo ainda por não saber como vai ser minha vida a partir de amanha. Porque querendo ou não, o trabalho é a nossa segunda casa. Passamos as vezes mais tempo nele do que em nosso próprio lar.

Pensando e me preparando para essa nova fase, lembrei de algumas coisas que eu tinha anotado mentalmente sobre o trabalho. Coisas que devemos fazer e coisas que não devemos fazer. Porque o primeiro emprego sempre nos ensina alguma coisa. E relembrando a minha experiência nos últimos 4 anos, resolvi compartilhar com vocês as Coisas que aprendi com o meu primeiro emprego.

william-iven-11247.jpg

 

  • A aparência é importante: Sim, ela é muito importante. Principalmente se você trabalha com o público. Tenho a certeza que você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica.” E é verdade, as pessoas vão olhar para a nossa ‘capa’ e tirar conclusões. Por isso, a boa aparência é indispensável.
  • Seja sempre educado e tenha respeito: Até com as pessoas que você não gosta, não se dá bem, até mesmo com aquelas que não são educadas com você. Educação e respeito são coisas que sempre devemos ter, independente com quem seja.
  • Cumprimente todos:  Bom dia, boa tarde, boa noite, olá, oi, como vai? entre outros… Como mencionado acima, educação é o básico, e nada mais mal educado do que passar pela pessoa e não cumprimentar.
  • Aproveite as horas vagas para se relacionar com os colegas que você não fala muito: Essa é uma ótima oportunidade de conhecer melhor as pessoas com quem você convive diariamente.
  • Atividades de trabalho fora do trabalho: Algumas vezes a empresa onde eu trabalhava fazia atividades fora do horário de trabalho. Como por exemplo jantar com os clientes e/ou fornecedores. Essa é uma ótima oportunidade para se criar laços profissionais mais fortes, além de mostrar que você se importa com a empresa.
  • Nunca fale mal do seu chefe ou de seus colegas de trabalho: Controlar a língua nem sempre é fácil, mas em hipótese alguma fale mal do seu chefe ou de seus colegas de trabalho. Quando se tem algum problema ou desavença os mesmos devem ser tratados com a pessoa correta.
  • Consulte seu chefe antes de tomar decisões: Antes de qualquer decisão, consulte seu chefe. É melhor você ter certeza do que fazer do que levar mijada depois. E isso mostra também que você confia nos conselhos e decisões do chefe.
  • A importância do feedback: É ele que mostra para você o seu desenvolvimento dento da empresa, ele mostra onde você precisa melhorar e crescer. Então é bom manter ele atualizado e cobrar dos superiores caso o mesmo não esteja sendo feito com você.
  • Ajudar outras pessoas ou setores: Dentro de uma empresa sempre vai haver situações em que você fará muito mais do que está lá para fazer. Isso é normal, e ajudar outros setores ou pessoas mostra que você é prestativo e está sempre disposto a ajudar. Mas tome cuidado. algumas pessoas podem abusar e te usar. Caso isso ocorra, tente resolver de forma educada e caso necessário, trate com os superiores.

Bem pessoal. Pelo o que eu me lembre é isso. Com certeza tenho mais coisas que aprendi em 4 anos, mas que agora não me vêem a cabeça. Espero que eu aplique tudo isso nesse meu novo trabalho e que ele seja bom. Uma nova fase é sempre uma nova fase, um novo desafio, uma nova conquista a se conseguir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s